Adestramento / Agility

23/08/2013 10:18

Adestramento / Agility

 

    Hoje o Agility vem crescendo e muito no Brasil .

O que observamos que as pessoas confundem agility esporte, com adestramento.

Hoje muitas pessoas levam cães para treinar agility, achando que o agility é um adestramento.

Hoje muitas pessoas buscam veterinários para pegar informações comportamental, achando que esses são especialistas em comportamento canino.

Hoje muitos praticantes de agility se rotulam adestradores, achando que adestramento é simplesmente truques.

 

O importante é você saber que:

Adestrador trabalha com o comportamento animal.

Veterinário trabalha com a saúde animal.

Agiliteiro pratica esporte canino.

 

Veja o texto redigido por Miguel Ferigatto e postado em seu Blog https://ferigatto.wordpress.com/

Agility não é trabalho de adestradores

 

Durante a apresentação que fizemos no Estimacão em Tatui, tomei coragem e pedi permissão para falar ao microfone. Coragem porque não tenho intimidade, muito menos desenvoltura como nossos narradores oficiais do Agility.

Por Dirce Setsuko

Por Dirce Setsuko

Há um bom tempo venho sentindo necessidade de tentar desmistificar o Agility nesses eventos e diante das 7 mil pessoas presentes, me pareceu ser um local propício para isso. O público, sempre tive essa impressão, encara o que fazemos como um show com cães ou demonstração de adestradores e essa forma de divulgação sempre me incomodou.

DSC_0956

Bem, o que tentei passar aos presentes é que o Agility é realmente um esporte e o que fazemos é aproximá-lo e levá-lo ao conhecimento geral e não apenas mostrar o que sabemos fazer com nossos cães. Citei meu caso como exemplo para deixar bem claro que alguém que não sabe adestramento básico para ensinar seus cães e treina apenas uma vez por semana, pode se tornar um agilitista.

DSC_0950

Creio que tenha surtido efeito porque pela primeira vez, de várias apresentações que já realizamos, após o término da apresentação várias pessoas vieram até mim para tirar dúvidas e pedir informações sobre frequência de treinamento, necessidade de adestramento básico, raça específica, enfim, perguntas de quem se interessou pelo Agility esporte.